Vai passear o cão à praia? Tenha atenção a estes cuidados
Durante o inverno, é normal ver cães a passear na praia e, tendo o nosso país uma grande região costeira, é natural que queira levar o seu para um passeio ao pé do mar.
Levar um cão à praia é sinónimo de diversão, muitas brincadeiras e um grande sentimento de satisfação no final do dia, tanto para ele, como para o seu dono. No entanto, há certos cuidados e certas regras que deve cumprir.
Vacinas em dia
Certifique-se de que o seu cão tem todas as vacinas em dia, bem como a desparasitação interna e externa (pulgas e carraças) antes de o ir passear à praia.
Mais de 4 meses
Se o seu cão tiver menos de quatro meses ou se o seu estado de saúde for incerto, não o deve levar para a praia.
Temperatura adequada
Se o dia estiver demasiado quente, evite as horas de maior calor, e leve um guarda-sol onde o cão possa descansar à sombra.
O que não se pode esquecer
É importante que leve coleira e trela, vários sacos, água e alguns brinquedos para poder brincar e exercitar o seu cão.
Cão aventureiro
Se o seu cão gosta de ir para a água, tenha cuidado sempre que o mar estiver perigoso. Se ele gostar de nadar, pode sempre adquirir um colete de flutuação adequado, que o ajudará nessa atividade, e o manterá em segurança.
Cão treinado
O cão deve obedecer ao chamamento do seu dono, para não haver o risco de fugir. É aconselhável que o treine antes de o levar à praia.
Banho de água doce
No final da ida à praia, deve dar um banho ao cão para tirar o sal e a areia, escovar e secá-lo bem. Aplique um pouco de soro fisiológico nos olhos para não ficarem irritados.