Sabia que a presença de um animal de estimação em casa pode ter efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças?
Nos últimos anos, diversos estudos demonstraram que a presença de um animal de estimação durante o crescimento da criança tem inúmeros benefícios.
Convivência e crescimento
A sua simplicidade e energia, a vontade de brincar e a necessidade de se sentirem protegidos são aspetos comuns entre os dois, o que leva a que se crie um vínculo único. Os animais proporcionam às crianças um aumento do sentimento de segurança e autoestima, devido à ligação afetiva que existe entre ambas as partes.
Saber cuidar e partilhar
Uma criança que cresce na companhia de um animal de estimação aprende a cuidar e a partilhar. Saber gerir as diferenças de personalidade, vontades e necessidades do animal face às da própria criança é um dos pontos fulcrais na relação e permite que a criança interiorize um sentido de respeito e de consideração.
Desenvolvimento social e emocional
Os animais ajudam as crianças a interagir com os outros e ativam o seu sentido de responsabilidade. A convivência com um animal de estimação contribui, não só para o desenvolvimento social e emocional das crianças, como também para a redução da ansiedade.
Fortalecimento do sistema imunitário
Segundo a opinião de muitos pediatras, quanto mais cedo houver convivência entre uma criança e um cão ou gato, menores serão as probabilidades desta desenvolver alergias e até mesmo asma, uma vez que contribui para o fortalecimento do sistema imunitário.