O seu gato costuma vomitar bolas de pelo?
A ingestão de pelo nos gatos é uma situação frequente, uma vez que são animais que fazem a sua própria higiene com regularidade. Devido às estruturas córneas presentes na sua língua e à higiene regular, é normal a ingestão de pelo e, consecutivamente, a sua presença no estômago.
Normalmente o pelo, em conjunto com o restante conteúdo gástrico, passa para o intestino, sendo depois eliminado juntamente com as fezes. Por vezes, esse pelo acumula-se no estômago e não passa para o intestino, sendo apenas possível ser expulso por via do vómito.
O seu gato vomitar “bolas” de pelo é normal, desde que aconteça de forma esporádica.
Frequência expectável para vómitos de pelo
Normalmente o vómito de pelo caracteriza-se pela expulsão, por via oral, de estruturas tubulares com uma elevada densidade de pelo. Esta situação pode ou não ser antecedida de vocalização ou movimentos abdominais consideráveis.
A regularidade dos episódios de vómito deve ser controlada, pois não é expectável que aconteça com uma frequência superior a 2-3 vezes por mês, podendo ir até 1 vez por semana.
Quando a frequência destes episódios aumenta, podem estar associados a vários fatores como uma maior perda de pelo, quer pela sazonalidade, quer por deficiências nutricionais, e uma inflamação gástrica, pela presença de várias “bolas” de pelo no estômago que podem causar irritação da mucosa.
Em episódios não produtivos onde não há expulsão do pelo, mas sim alimento, líquido com ou sem sangue e que aconteçam com uma frequência elevada, deve consultar o Médico Veterinário, por forma a diagnosticar o estado de saúde do seu gato.
3 dicas para diminuir as bolas de pelo do seu gato:
Para ajudar a diminuir a quantidade de “bolas” de pelo no estômago do seu gato, deve seguir estas 3 dicas:
- Escovar o seu gato, pelo menos, 1 vez por dia;
- Disponibilizar malte para “lubrificar” as acumulações de pelo para uma passagem mais facilitada para o intestino;
- Fornecer uma alimentação mais rica em fibras vegetais.
Por outro lado, o acesso a erva, própria para gatos, pode induzir ao vómito, devido à reação das fibras no estômago, ajudando a eliminar todas as “bolas” de pelo acumuladas no estômago do seu animal de estimação.
Qualquer uma destas opções deve ser vista com o seu Médico Veterinário, de forma a adaptar melhor o produto ou o procedimento ao seu gato.