Os nossos animais de estimação têm necessidades diferentes consoante a etapa de vida em que se encontram. Recebemos muito quando adotamos um animal de estimação, mas o mesmo acontece com este, que passa a ter uma família, cuidados e afeto dos seus donos. Cada animal é único e ninguém melhor do que o seu dono para o conhecer.
Os primeiros meses
Nos primeiros meses, um cão tem uma curiosidade e energia sem limites, passando grande parte do dia a correr, saltar e roer objetos. Esta é a altura ideal para começar o treino básico e impor os primeiros limites.
Os primeiros anos de vida
No primeiro ano de vida, o corpo e o cérebro do cão desenvolvem-se de forma muito rápida, por isso, a alimentação deve conter tudo aquilo de que o cão precisa para tal: alto valor calórico, bastante proteína, nutrientes essenciais (cálcio, magnésio, ferro, zinco e vitamina D entre outros) e os pedaços devem ser de dimensão apropriada ao tamanho do animal.
Ao longo do crescimento do seu cão deverá adequar a quantidade de ração, de forma a suportar um crescimento equilibrado. Dependendo do porte do animal, os cães devem mudar para uma ração de cães adultos entre os 12 e os 18 meses de idade.
É importante referir que cada cão é diferente e que, por isso, deve sempre consultar um veterinário antes de alterar a sua alimentação, introduzindo a nova dieta progressivamente.
Sinais de envelhecimento
Os cães mais velhos trazem outros tipos de cuidados. Os sinais de envelhecimento podem aparecer em diferentes anos da vida, dependendo do seu tamanho e estilo de vida.
De forma a adequar a alimentação do seu cão geriátrico à diminuição da atividade física que se observa nesta fase, deverá passar para uma ração específica e menos calórica, e não reduzir apenas a quantidade da sua ração habitual.
O aumento do peso irá produzir uma maior pressão nas articulações, o que, por sua vez, poderá traduzir-se num desenvolvimento mais veloz de doença articular degenerativa, bem como trazer outros problemas de saúde associados à obesidade.
Adaptar a intensidade e duração do exercício e continuar a passear e brincar com ele, são passos fundamentais que deve fazer. A manutenção destas rotinas é muito importante para o bem-estar físico e mental do seu cão.
As visitas ao veterinário são também uma peça fundamental na saúde do seu cão. A rotina das visitas deve ser mais frequente e devem ser feitos exames regularmente, de forma a prevenir possíveis doenças associadas ao envelhecimento.