Sabia que o consumo adequado de cálcio assegura a saúde dos ossos e dos dentes dos animais de estimação?
O cálcio tem um papel fundamental na produção de hormonas, transmissão nervosa, contração muscular, digestão, função cognitiva e coagulação sanguínea. O aporte adequado de cálcio assegura a saúde dos ossos e dos dentes dos animais de estimação e, por isso, não deve estar em deficiência (nem excesso) na dieta dos mesmos.
Cálcio na amamentação
No caso dos animais em período de lactação, o cálcio é fundamental para a produção adequada de leite e para a recuperação pós-parto.
Nesta fase, as cadelas e gatas têm maiores necessidades energéticas e hídricas, pelo que deverão ter uma maior quantidade de comida e água à disposição. Se as concentrações de cálcio na dieta forem baixas, este poderá ser reabsorvido através dos ossos maternos.
Uma deficiência de cálcio neste período poderá provocar uma eclampsia, condição patológica que leva inicialmente a cansaço extremo, seguido de tremores, descoordenação, espasmos musculares, e poderá, em última análise, resultar na morte da cadela ou da gata a amamentar.
Cálcio na alimentação
Se o animal tiver uma alimentação à base de alimentos caseiros, também pode ser necessário ter em atenção este facto.
Uma alimentação caseira exige um conhecimento profundo do metabolismo e das necessidades nutricionais dos animais, pois mesmo controlando a quantidade e qualidade de alimentos ingeridos, pode ocorrer défice vitamínico e/ou mineral, especialmente em Vitamina D, Cálcio e Fósforo.
Uma dieta desequilibrada, por sua vez, pode levar a deficiências ou excessos nutricionais, prejudiciais à saúde dos animais, especialmente nos cães em crescimento, em que a absorção de cálcio é mais intensa.