Tal como os cães, os gatos também têm necessidades de alimentação, higiene e rotinas diferentes ao longo da vida. Sabe como o ajudar a enfrentá-las?
A alimentação
Nas primeiras 4 semanas de vida de um gato, a sua alimentação deverá ter como base o leite materno. Depois, deve ser rica em proteína e minerais essenciais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco e ferro), de forma a contribuir para o desenvolvimento normal e saudável dos músculos, dos ossos e dos dentes.
Hábitos e rotinas
Os gatos são animais de hábitos e, por essa razão, quanto mais cedo criar uma rotina, mais fácil será a sua adaptação. Um ambiente estimulante para o seu desenvolvimento, com patamares, túneis e brinquedos, de forma a estimular a sua agilidade e desenvolvimento neuromotor é essencial para o seu bem-estar.
A higiene
Os gatos são animais instintivamente limpos e, por isso, introduzir regras de higiene será uma tarefa bastante fácil. Opte por ter uma caixa com areia própria para o efeito, e treine-o a usá-la.
As escovagens frequentes são uma forma de manter um aspeto saudável e bonito, removendo pelo morto e sujidade. Este gesto irá ajudar também a criar uma ligação entre o gato e o seu dono.
O envelhecimento de um gato é sinónimo de novos hábitos e cuidados. Poderá notar algumas diferenças no seu comportamento:
- Perda de apetite e diminuição do peso;
- Diminuição da ingestão de água;
- Menos momentos de brincadeira e maior sedentarismo.
Sabia que os felinos tendem a esconder as suas fraquezas?
Os problemas de saúde associados ao envelhecimento podem ser difíceis de detetar num gato. É fundamental que as visitas ao veterinário sejam uma rotina, de forma a prevenir ou a tratar o aparecimento de problemas de saúde, a perda de dentes ou audição ou a menor capacidade de mobilidade.